arquétipos-de-marca-12-principais
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O termo Arquétipo é de Carl Jung, porém foi sistematizado cientificamente por duas pesquisadoras. O estudo está disponível no livro " O Herói e o Fora-da-Lei".

Os arquétipos de marca são como instintos básicos na nossa mente, herdados dos nossos ancestrais. Eles moldam como nos conectamos com as marcas intuitivamente. Veja como:

ARQUÉTIPOS DE MARCA:
A "ALMA" DO NEGÓCIO.

Antigamente, criar e comercializar marcas era simples, mas a concorrência intensificou a escolha entre reduzir preços ou agregar significado. Em breve, ignorar arquétipos na gestão de marcas será tão impensável quanto praticar medicina sem conhecer anatomia.

Quando há uma desconexão entre a personalidade projetada e a realidade, tanto indivíduos quanto empresas sofrem. A personalidade é o que te torna único. E isso deve corresponder à sua realidade, e nunca tentar ser um personagem.

BENEFÍCIOS DOS ARQUÉTIPOS DE MARCA:

Conexões Emocionais

Personalidade da Marca

Identidade Visual

Embora os arquétipos de marca falem mais sobre comportamento, uma identidade visual que esteja em ressonância com os valores de uma marca, pode ajudar a traduzir a percepção e uma imagem coerente no cérebro dos consumidores.

Decisões Estratégicas

Uma visão, missão e valores claros e bem definidos são essenciais para o sucesso de longo prazo de qualquer organização. Eles não apenas orientam as ações e estratégias diárias, mas também inspiram e unem as pessoas em torno de um propósito comum.

Entender como as pessoas enxergam uma marca ou produto em comparação com outros no mercado ajuda a descobrir onde a marca se posiciona e como ela se destaca para os consumidores em termos de características, valores e associações.

Análise da Concorrência

Tom de Comunicação

Ao escolher elementos que reflitam os valores e emoções da sua marca, você estabelece uma base sólida e inspiradora que guia a comunicação em todos os aspectos, tornando sua marca uma presença poderosa e memorável no mercado.

Arquétipos de marca representam motivações inconscientes. Uma pessoa ou marca não se limita a uma única característica, por isso, a identificação geralmente se baseia na personalidade dominante.

Tomemos Madonna como exemplo: ela constantemente muda seu estilo de vida e corte de cabelo, mas sua essência de 'Rebelde Extravagante' permanece. Geralmente, o consumo é um posicionamento social, guiado por ressonância, ou seja, por aquilo que nos pareça mais familiar. Desta forma, conheça agora os principais benefícios dos arquétipos de marcas:

arquétipos de marca - conexões emocionais
arquétipos de marca - conexões emocionais
arquétipos de marca - autenticidade
arquétipos de marca - autenticidade
benefícios arquétipos de marca
benefícios arquétipos de marca

Arquétipo Pessoal
(Subdominante)

O arquétipo pessoal oferece suporte e complementa o dominante. Embora influente, ele não tem tanto poder quanto o dominante e geralmente se manifesta em situações específicas ou como uma influência moderadora. É feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa com o gestor.

Arquétipo de Marca
(Dominante)

ARQUÉTIPOS DE MARCA:
METODOLOGIA NINOCO

O arquétipo principal direciona e influencia fortemente as ações, atitudes e decisões. É o mais visível e ativo na personalidade ou estratégia de uma marca. É feita uma pesquisa quantitativa e qualitativa sobre o negócio.

Enquanto grandes gênios da humanidade como Platão, Carl Jung e Spinoza integravam ciência, espiritualidade e psicologia, no mundo moderno tendemos a separá-las. Minha estratégia por arquétipos é inovadora, pois une conhecimento científico e empírico, criando uma identidade autêntica e cativante, sem nenhuma visão separatista ou estereotipada. Veja como:

Arquétipo Intuitivo
(Oculto)

Um arquétipo que influencia de maneira mais sutil e indireta. Pode representar potenciais não realizados ou aspectos da personalidade que são suprimidos ou ainda não totalmente explorados. Sua utilização pode ser feita por meio de terapias energéticas. Por ser abstrato, fica a critério do cliente implementar este arquétipo.

arquétipos de marca - metodologia ninoco
arquétipos de marca - metodologia ninoco

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Explorar o universo do branding no mercado do entretenimento é a minha paixão. Me conta um pouco sobre você, e como eu poderia te ajudar. Estou aqui para te guiar em uma jornada bem saborosa.